O Governo de Pernambuco anunciou, ontem (04/02), a previsão de chegada de novas doses da vacina contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan até o final desta semana. Vale ressaltar que o Governo do Estado já pactuou com as prefeituras o uso dessa nova remessa para ampliar a vacinação dos trabalhadores de saúde, dando continuidade ao que vem sendo feito para essa categoria.
Até o momento, mais de 117 mil trabalhadores do setor foram contemplados, em ambas as doses, nas remessas anteriores da vacina Sinovac/Butantan. Isso significa 40% dos mais de 294 mil trabalhadores da categoria. É importante frisar que, em Pernambuco, existem municípios com realidades distintas. Há locais que já estão vacinando a atenção primária e já completaram a linha de frente da Covid-19, as UTIs, emergências e, com isso, a recomendação é continuar avançando em outras estratégias para proteção dos trabalhadores de saúde.
Até o momento, Pernambuco recebeu duas remessas da vacina Sinovac/Butantan, totalizando 309.360 unidades. Além dos 40% dos trabalhadores de saúde, as doses contemplaram 100% da população indígena e a totalidade de idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições. Já as 38.400 doses da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz foram destinadas a 100% dos idosos a partir dos 85 anos, apenas para a primeira dose. A segunda será enviada posteriormente, segundo o Ministério da Saúde.